Benefícios do arroz orgânico e importância para saúde

O que é o arroz orgânico?

Os alimentos orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço na mesa das pessoas e um destes alimentos é o arroz orgânico. Mas o que faz deste arroz algo tão especial e diferenciado? Bem, muitos afirmam que este tipo de arroz é melhor e mais saudável que os demais, mas poucos sabem informar a razão disso.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o arroz cultivado organicamente não é embebido em pesticidas e fungicidas desde suas sementes até o processo de embalagem. Ao contrário dos produtores de arroz convencionais, que rotineiramente aplicam adubos químicos no solo, os produtores de arroz orgânicos usam uma série de medidas naturais para manter e melhorar a fertilidade do solo, que envolve a rotação de cultivo com leguminosas profundamente enraizadas ou cultivo de adubo verde, o que garante um produto saudável e também a manutenção do solo sem qualquer tipo de intervenção química que possa trazer danos à saúde humana.

Produção do Arroz Orgânico

A produção de arroz orgânico vem do sistema de agricultura orgânica em que se aplicam práticas de gestão para preservar o ecossistema, atingir uma produção sustentável envolvendo o controle de ervas daninhas, pragas e doenças. Esses processos são feitos de várias maneiras, como por exemplo, a reciclagem dos resíduos de plantas e animais, bem como a utilização de materiais biológicos no cultivo.

Estilo de Vida Saudável e a Presença do Arroz Orgânico

A agricultura orgânica parte da ideia de criar um ambiente equilibrado, utilizando produtos químicos da menor forma possível. Um estilo de vida saudável voltado à natureza é uma nova tendência para algumas pessoas e é por isso que alimentos orgânicos, especialmente o arroz, começaram a chamar a atenção de boa parte da sociedade. Embora seja relativamente mais caro, ainda é comensurável se analisado seus benefícios. Além disso, os alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os industrializados.

As pessoas começam a deixar de lado seu estilo de vida habitual de dieta rica em gordura, calorias elevadas, e baixo consumo de fibras ao perceberem os benefícios de um estilo de vida saudável. No entanto, uma maior resistência à mudança é esperada porque algumas pessoas consideram que qualquer esforço para uma mudança deve ser baseada em retornos econômicos tangíveis e outros benefícios.

A agricultura orgânica pode ser vantajosa também para os agricultores de pequena escala, que usam insumos externos (substâncias químicas, pesticidas, herbicidas) em suas plantações, fazendo com que esses agricultores comecem a substituir suas hortas convencionais por hortas orgânicas, evitando assim práticas de agricultura prejudiciais ao ambiente e gerando uma renda maior, uma vez que os alimentos orgânicos tendem a custar um pouco mais caro que os convencionais.

 

  ARROZ ORGÂNICO ARROZ CONVENCIONAL
Produção Processo de produção que visa equilibrar o ambiente em que o arroz é plantado. Com técnicas de sustentabilidade; A produção é realizada sem a prioridade de deixar o ambiente de plantio equilibrado;
Produtos Químicos Sem nenhum tipo de agrotóxico; Utilização de agrotóxico para evitar pestes;
Sabor Sabor mais rico e diferenciado; Sabor pouco acentuado;
Valor Nutritivo Devido a sua técnica de plantio, mantém os principais valores nutritivos. Devido ao uso de substâncias artificias no cultivo, perde algumas propriedades nutritivas.

Arroz Orgânico e a Sua Saúde

O interesse em arroz orgânico é cada vez maior em resposta a questões relativas a práticas agrícolas convencionais, segurança alimentar e preocupações com a saúde humana. Por isso, o consumo de arroz orgânico é mais seguro saudável, e possui um maior valor nutricional em comparação com o arroz convencional. Por esses motivos, o interesse em consumir arroz orgânico tem aumentado, como contra ponto às práticas agrícolas convencionais, segurança alimentar e preocupações com a saúde humana.

O arroz orgânico também é mais saboroso que o arroz convencional, além de ser mais saudável e mais nutritivo devido ao seu método de produção. As substâncias químicas que possuem efeitos prejudiciais à saúde não são utilizadas na agricultura orgânica para garantir um alimento mais seguro e saudável.

Comece Hoje mesmo a Mudança!

Depois de tudo isso, fica claro que comer arroz orgânico traz muitos benefícios para a saúde porque não contém resíduos de pesticidas que podem afetar a sua saúde. Então, por que desvalorizar nossa saúde quando temos a opção de consumir alimentos orgânicos, que não somente são mais saudáveis, mas ainda são mais saborosos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente? A escolha está em nossas mãos.


www.thiagoorganico.com
Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.