Horta orgânica caseira

Preparar a terra
Você deve começar revolvendo a terra para deixá-la bem aerada, para que as plantas aproveitem melhor os nutrientes. Ela também deve estar solta o bastante para que se possa adubá-la e começar a plantar, uma boa dica é colocar casca de arroz, desde que seja casca de arroz orgânico.

Composteira
Plantas precisam de uma terra rica em nutrientes para crescer, Você pode adubar a terra da sua horta com o húmus que resulta da compostagem dos restos de verduras e legumes que sobram da sua cozinha. Você pode usar como composteira um tonel, caixa dágua, ou outro recepiente grande, desde que possua tampa. Na parte de baixo é necessário colocar uma torneira para escorrer o churume. É necessário colocar minhocas para otimizar a compostagem. Sempre após colocar cascas de alimentos, você coloca um pouco de pasto seco por cima para evitar insetos e regue com pequena quantidade de água.

Escolher suas plantas
Cada planta tem seu clima ideal para crescer, então sua horta terá mais sucesso se você escolher os vegetais que se dão melhor na sua região. Por exemplo, o rabanete cresce melhor no frio, enquanto a berinjela é mais fácil de ser cultivada em lugares quentes. Escolha as sementes e mudas certificadas como orgânicas.

Janeiro
Verduras: alface, cebolinha, couve e salsa;
Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

Fevereiro
Verduras: escarola, hortelã e repolho;
Legumes: abóbora, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

Março
Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa;
Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.

Abril
Verduras: alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola e repolho;
Legumes: abóbora, abrobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.

Maio
Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo;
Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

Junho
Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;
Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

Julho
Verduras: agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda e salsão;
Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.

Agosto
Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula;
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

Setembro
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro e orégano;
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete.

Outubro
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda e orégano;
Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.

Novembro
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre e folha de uva;
Legumes: abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate.

Dezembro
Verduras: almeirão, cebolinha, endívias, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa e salsão;
Legumes: abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo, pimentão, tomate e vagem macarrão.

Plantar
Para saber como plantar cada um de seus vegetais, considere seu modo de crescimento: plantas rasteiras, por exemplo, precisam de mais espaço entre elas, para que possam se espalhar. Mas tome cuidado para não deixar um espaço grande demais e permitir o surgimento de ervas daninhas.

Pesticidas caseiros para usar na sua horta

Óleo de nim – Apesar de ser encontrado em lojas de jardinagem, o óleo de nim é considerado um produto natural. Ele é indicado contra pulgões, lagartas, cochonilhas, ácaros, brocas, besouros, gafanhotos, nematóides, etc.
Para fazer uma solução, leia a bula ou dilua 10 ml de óleo de nim em um 1 litro de água e pulverize sobre a planta.

Folhas de Hortelã – O chá de hortelã tem a capacidade de repelir vários insetos, inclusive formigas. Ponha as folhas em água, para ferver, depois cubra e deixe em infusão por três minutos. Coe bem e aplique nas plantas só depois de frio.

Dentes de alho – O alho atua contra fungos, bactérias e pulgões, já vimos que ele é bom também contra pulgas dos animais domesticos. Uma solução pode ser feita com 100g de alho, 500ml de água , 5 gramas de sabão neutro em pedra moído e 1 colher de óleo mineral.

O modo de preparo é simples, deixe o alho moído repousando por 24 horas no óleo mineral. Em outro recipiente, dissolva o sabão picado na água, de preferência quente para melhor dissolver. Depois, acrescente o alho, filtre e dilua a mistura em 20 partes de água.

Folhas de tomateiro – O chá de folhas de tomateiro tem ação inseticida principalmente contra os pulgões. Para fazer o chá, ferva algumas folhas de tomateiro junto com pedacinhos de caule em 1 litro de água, espere esfriar e a plique nas plantas.

Flores de Camomila – O chá de camomila tem o poder de fortalecer as plantas novas e fracas. Para fazer a solução, ponha flores de camomila em um pote e despeje água fervente. Deixe em infusão as flores por no minimo por 5 minutos, depois coe e só aplique depois de frio.

Fumo de Corda – Este é o produto mais usado como pesticida no Brasil, o caldo de fumo é muito usado contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros. Para fazer a solução, pique 5 cm de fumo de corda e deixe de molho por 24 horas, em água e 1 colher de álcool. Depois coe e dilua a solução com água na proporção de 1 por 3 .

Pimenta do Reino = A pimenta do reino é ideal como repelente de pulgões, ácaros e cochonilhas. Para fazer a solução use 100 g de pimenta-do-reino em pó, 1 litro de álcool, 1 litro de água e 60 g de sabão de coco picado

Para preparar, deixe a pimenta-do-reino descansando no álcool durante uma semana. Ferva a água com o sabão de coco para dissolver, deixe esfriar e junte as duas soluções. Separe 250 ml, coloque em 10 litros de água e pulverize sobre as plantas.

Sabão – O sabão é usado no controle de cochonilhas e lagartas, para fazer a solução você precisa de 50 g de sabão de coco em pó e 5 litros de água fervente, adicione o sabão de coco em pó na água fervente. Essa solução deve ser pulverizada com frequência no verão e na primavera.

Atenção
Aplique os remédios caseiros com o borrifador até a cura da planta. Quando sentir melhora, dê um intervalo de 15 dias e repita. Não pulverize sob o sol para não queimar as folhas, use ao anoitecer ou bem pela manhã.

Regar
Os melhores horários para regar sua horta orgânica são os menos quentes do dia (antes das 10h e depois das 16h), assim as plantas absorvem melhor a água. Procure regar as raízes e não as folhas. As gotas de água na superfície das folhas, quando irradiadas pelo sol, produzem um efeito igual a uma lente, queimando as folhas.

Regue sua horta com bastante água uma ou duas vezes por semana e com menos água nos outros dias, apenas para manutenção. Você pode reaproveitar a água da chuva.

Retirar ervas daninhas
Aqui você pode fazer um bom exercício físico, arrancando manualmente as invasoras. Arranque pela raiz, para inibir seu crescimento.

Para evitar que as ervas daninhas apareçam, você pode cobrir com folhas secas os espaços entre as suas hortaliças.

Colher
Quando seu trabalho der frutos, colha-os nas horas menos quentes do dia, para que a planta perca menos água. Se achar que deu frutos demais, dê alguns para seus parentes e amigos ou cozinhe e congele o excedente, para poder
aproveitar depois.

Bibliografia: Vida sustentavel, Ecycle, Saberes tradicionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *