Com o mundo cada vez mais preocupado com os recursos finitos, particularmente no que diz respeito à energia, a marca Steyr, do Grupo CNH, apresenta uma solução para o futuro. Há mais de 60 anos no mercado, a fabricante se preocupa muito com inovação, especialmente do ponto de vista energético em suas linhas de tratores Kompakt e Kompakt S, os carregadores Steyr 9000 MT, assim como os modelos Profi, Multi e CVT, unidos a outras séries de maquinários utilizados na silvicultura, florestal e no trabalho municipal. Na Europa, recentemente, a marca exibiu um protótipo equipado com um motor mono-fuel turbo (movido a gás natural comprimido) fabricado pela Fiat Powertrain Tecnologies (FPT).
Trata-se de um trator conceito batizado de Styer Profi 4135 movido por um propulsor ciclo otto de quatro cilindros abastecido com metano e/ou a biogás, turbocompressor de 3.000 cm³ de cilindrada, que pode fornecer uma potência máxima de 143 cv (105 kW) a cerca de 3.500 rpm. Embora com algum limite em relação à autonomia de combustível, o protótipo pareceu suficientemente brilhante e muito mais silencioso do que os tratores comuns de equivalente potência com motores a diesel. Segundo o fabricante, consequentemente, é bastante “limpo”: as emissões reduzem em 99% em termos de particulado, em 95% para NOx, e de 25% para o CO2.
A evolução da máquina é primariamente voltada a aumentar a autonomia operacional: o gás é estocado em vários recipientes que, embora discretamente integrados na silhueta do meio, possuem uma capacidade total de aproximadamente 300 litros; isso, por si só, já é um valor notável, mas é preciso considerar que em termos de energia correspondem mais ou menos a apenas 60 litros de diesel, muito pouco se comparados à concorrência em máquinas de quase 150 cv.